IAI – Alinhamento de blocos de resina

IAI - Alinhamento de blocos de resina

O ROBO Cylinder foi adoptado num sistema que efectua o alinhamento de alguns blocos de resina. A gama de produtos desta empresa inclui placas com design específico, para serem utilizadas no chão de uma casa, através da colagem de blocos de resina.
Anteriormente, era usado um cilindro de ar nesta operação, contudo, este foi substituído pelo ROBO Cylinder que melhorou o tempo de ciclo e reduziu a ocorrência de eventos Choco-Tei (paragens no processo de produção).

Quando o cilindro pneumático era usado:

Como os blocos de resina ficavam desalinhados devido ao impacto da paragem do cilindro de ar, decidiu-se fazer esta operação com uma velocidade reduzida. Contudo, os momentos de paragem (Choco-Tei) continuavam a ocorrer, cerca de 10 vezes por dia, devido ao desalinhamento por velocidade instável. Para alinhar o bloco de resina e recuperar do Choco-Tei era preciso cerca de 1 minuto.

Após mudar para o ROBO Cylinder:

Ao trocar um cilindro pneumático pelo ROBO Cylinder, e ajustar a força de pressão e a aceleração/desaceleração, foi possível aumentar a velocidade da operação e ao mesmo tempo minimizar o impacto na altura de paragem. Além disso, as paragens (Choco-Tei) foram reduzidas quase até zero.

 

Redução no tempo de ciclo/Choco-Tei – Efeitos CT

Ao comparar o uso de um cilindro pneumático em relação ao ROBO Cylinder nesta aplicação, o tempo de ciclo é reduzido num segundo, passando de 10s com o cilindro de ar, para 9s como o ROBO Cylinder.
A nível dos eventos Choco-Tei é onde se observam diferenças significativas. Com o equipamento pneumático temos cerca de 10 paragens por dia, sendo que cada paragem será de cerca de 1 minuto, totalizando 10 minutos de paragem num dia. Com o equipamento eléctrico, não haverá paragens, o que se traduz num funcionamento total sem qualquer interrupção. Imaginando que nesta empresa o equipamento opera 7 horas por dia, isto significa que com o cilindro de ar, na verdade, só irá operar 410 minutos por dia, enquanto que com o ROBO Cylinder irá operar 420 minutos, as 7 horas na totalidade.
Isto em termos de produtividade, significa que, com o equipamento pneumático, a empresa opera cerca de 2460 peças por dia, enquanto que com o ROBO Cylinder opera 2800 peças, um aumento considerável de 340 peças. Estes resultados demonstram uma operação com rentabilidade total, que representam um aumento de 14% na produtividade da empresa.

 

Série RCA2 e RCS2

Nesta aplicação foram usados os equipamentos RCA2-TWA4NA e RCS2-TWA5N da IAI. Os ROBO Cylinder da série RCA2 são uma excelente solução, a um custo acessível. Ideais para a substituição de cilindros pneumáticos, têm uma alta-precisão, repetibilidade de +/- 0,03mm, alcance de 25mm até 600mm e velocidades desde 1mm/s até 1000mm/s.
A série RCS2, também com um custo acessível, mantêm a alta-rigidez e o controlo de velocidade e de aceleração/desaceleração dos modelos anteriores. Uma solução ideal para operações a alta-velocidade (até 1300mm/s), com constantes impulsos de força do motor, mantendo pesos de carga constantes a velocidades variáveis.