IAI: Nova gama de actuadores eléctricos RCP5

IAI: Nova gama de actuadores eléctricos RCP5

O novo Robo Cylinder RCP5 da IAI é o estado da arte no que diz respeito a actuadores eléctricos. O fabricante japonês consegue manter uma evolução contínua no desenvolvimento dos seus produtos, e nesta mais recente novidade conseguiu fabricar o que parecia impossível: Um actuador eléctrico com encoder absoluto e sem unidade de bateria.

A versão de actuadores eléctricos RCP5 engloba actuadores do tipo slide e haste, sendo que dentro de cada um existem várias configurações standard, com o intuito de ajustar o actuador, tanto em capacidade como em curso útil, à aplicação a que se destine. Em qualquer uma das versões é utilizado o sistema em fuso de esferas com guiamento interno e com um motor de passo com várias potências.

No caso dos RCP5 de tipo slide, a IAI oferece uma gama de actuadores elétricos com cursos desde os 50mm até os 800mm, conseguindo velocidades máximas de 1440mm/s, dependendo do peso da carga que transporta, e uma aceleração e desaceleração máxima de 1G. Quanto aos pesos de carga, consegue suportar desde 4kg horizontais e 1kg vertical até 40kg horizontais e 24 kg verticais. Nos RCP5 de tipo haste, os cursos variam também entre os 50mm e os 800mm, em que a velocidade máxima pode chegar aos 1120mm/s, com aceleração e desaceleração máxima de 1G e com cargas de 6kg na horizontal e 1.5kg na vertical. As cargas máximas chegam até aos 300kg na horizontal e 150kg na vertical.

A nova gama de actuadores elétricos da IAI continua a manter um alto standard de qualidade a nível mecânico, que garante a robustez e fiabilidade dos seus equipamentos, utilizando o sistema de guiamento interno que permite reduzir o tamanho total do actuador em comparação com outro com sistema de guias externo. Como exemplo disso, temos o actuador de entrada de gama, do tipo haste, RCP5-RA4C, que para atingir um curso útil de 410mm, quando na posição 0 ocupa apenas 653mm, dos quais apenas 124mm são para o motor e encoder. De destacar que, com este sistema inovador, mesmo no limite do curso útil do actuador, é possível suportar esforço radial sem provocar qualquer dano ao actuador, isto mesmo em actuadores com 800mm de curso útil.

Além disto, o grande destaque desta nova versão vai, sobretudo, para o facto de ser o primeiro actuador eléctrico com encoder absoluto e sem unidade de bateria. Esta tecnologia permite que seja retida informação sobre a posição do actuador e não seja necessário fazer uma referência de posição quando este é inicializado, permitindo um arranque imediato da posição onde se encontra. Isto aliado ao facto de não ter uma unidade de bateria, representa uma séria redução de tempo e de custos com a manutenção do equipamento, bem como uma redução no tempo e risco de falha no arranque.

Avaliando a versão RCP5 em geral, conclui-se que esta oferece óptimas qualidades dinâmicas. Nesta versão, tanto é possível encontrar uma solução para aplicações com requisitos de carga elevada, como para situações onde o objectivo é atingir um curto tempo de ciclo. Com estas características, a versão RCP5 ultrapassa a sua versão antecessora, incrementando os limites de velocidade em 1.5 vezes e os do limite da capacidade de carga em 50%. Estas prestações só são possíveis de atingir combinando as inovações mecânicas do actuador com o controlador de alto desempenho PCON-CA.