MZ07 da Nachi

MZ07 da Nachi

Um novo robô para o mercado Português – A EPL apresenta o robô MZ07 da Nachi, o robô de 6-eixos mais rápido e compacto do mundo.

A série de robôs MZ07 apresentam uma capacidade de movimentação de alta-velocidade, permitindo a passagem interna de cablagem, o que simplifica a aplicação de cabos ou tubos nas aplicações de visão, manipulação, montagem, entre outras. A passagem interna da cablagem minimiza a interferência e potencial impedimento com objectos periféricos na célula de trabalho, ajudando a proteger cabos pneumáticos e de comunicação de eventuais danos. A trabalhar na classe de IP67, o MZ07 é o mais rápido da sua classe com uns inigualáveis 0.31 segundos de tempo de ciclo em velocidade standard de teste, sendo líder em comparação com a concorrência.

O robô da Nachi também é uma solução versátil a nível de instalação, permitindo a configuração do robô com montagem no chão, numa parede, ou montagem invertida (no tecto, por exemplo), de forma a responder da melhor forma às necessidades dos clientes para qualquer aplicação. Com apenas 30kg de peso e uma capacidade de carga de 7kg, o robô da Nachi é extremamente compacto.

Além de ser o robô articulado mais rápido do mundo, o MZ07 oferece a maior área útil de trabalho da sua classe, com 723mm de alcance e com uma impressionante repetibilidade de ±0.02mm. O MZ07L alarga o seu espaço de trabalho até aos 912mm de alcance. O MZ07 e o MZ07L oferecem articulação completa de 6-eixos, enquanto que o MZ07P e o MZ07PL são especialmente desenhados para aplicações de paletização, apresentando 5 eixos especialmente desenhados para simplificar o ensinamento de rotinas de paletização, eliminando-se o eixo J4. Além do alinhamento completo de robôs da Nachi, o MZ07 provém de uma grande herança de robôs com elevadas capacidades de carga, conseguindo criar um robô extremamente versátil e pequeno com capacidades topo de gama.

Para além das inovadoras características do MZ07, que o tornam no líder na sua indústria, o tamanho do controlador é também bastante reduzido. O Controlador Nachi Compact-FD (CFD) tem o tamanho de um PC e apresenta-se com 200-230v (monofásico e trifásico), nível de protecção IP20 e um pequeno teaching pendant (miniTP). O tamanho reduzido não é a única característica atrativa do Controlador CFD: é possível fazer backups do sistema directamente para dispositivos por USB, assegurando que os programas de produção nunca ficarão comprometidos. O Nachi Smart Teach Pendant (SmartTP) também está disponível, fornecendo um touch screen gráfico, totalmente a cores, para controlar as funcionalidades do robot de uma forma ainda mais fácil.

Também disponível no sistema do robô MZ07 está um pacote de controlo de 220v, expandido ainda mais a diversidade de aplicações. O MZ07 pode ser instalado em qualquer lugar: pode ser ligado numa parede, tornando-o uma solução ideal para universidade, centros de formação, laboratórios de I&D, ou em qualquer espaço sem acesso a energia comercial. As possibilidades de aplicação são intermináveis e perfeitamente exequíveis com os avançados Pacotes de Software da Nachi, que incluem paletização, controlo de força, detecção por visão, sincronização com tapete transportador linear, manipulação de materiais, entre muitos outros.

A Nachi-Fujikoshi é uma empresa japonesa e líder no fabrico de robôs industriais. A Nachi oferece uma variada gama de robôs e soluções para diversas aplicações, nomeadamente, soldadura, manipulação, alimentação de máquinas CNC, remoção de material, fundição, forjamento, embalamento/paletização e montagem. Os robôs da Nachi conseguem trabalhar com capacidades de carga que vão desde o 7kg até aos 700kg.

Esta nova marca de robótica chega assim a Portugal, através da EPL – Mecatrónica & Robótica, representante oficial da marca Nachi. O MZ07 estará exposto na EMAF, de 19 a 22 de Novembro, no stand da EPL (Pavilhão 5, Stand A16). Venha conhecer a Nachi e o robô mais rápido e compacto do mundo e conheça de que forma esta novidade poderá ajudar o seu negócio.