A nova geração avançada de robots móveis MIR

A nova geração avançada de robots móveis MIR

MIR a nova geração avançada de robots móveis

A EPL apresentou na maior feira industrial portuguesa de 2015 – máquinas e equipamentos para a indústria, tecnologia industrial, inovação, automação e robótica, que decorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, o Robot Industrial Móvel MIR 100.

Na Moldplás & FIP 2015 do passado mês de outubro, a EPL fez a apresentação do MIR100, um robot móvel, simples e eficiente para soluções de transporte e logística internos. Veja o video.

O MIR 100 permite a optimização da produtividade reduzindo os custos e libertando parte da carga que de outra forma seriam os operadores a suportar. Esta nova geração avançada de robots móveis permite um retorno de investimento bastante rápido – normalmente num período inferior a um ano – e a sua avançada tecnologia permite, não só que o robot mapeie automaticamente a sua área de trabalho, como cria mapas do espaço com opção de importar esses ficheiros.

O MIR possui câmaras e sensores internos que permitem que o robot possa ser usado de forma colaborativa com os seres humanos, pois, em termos de segurança, tem, internamente, rotinas de desvio de obstáculos e de paragem súbita. O facto de poderem ser colaborativos, permite aos clientes automatizar as suas tarefas de transporte interno e assim libertar recursos humanos para tarefas de maior valor na empresa.

O seu sistema operativo está desenhado de forma simples para que qualquer pessoa possa ter a oportunidade de o conseguir programar, dado a infinita possibilidade para o poder usar em qualquer actividade que requeira mobilidade – estamos a falar de uma capacidade de carga de 100kg, em cima, e 300kg, a rebocar.

MIR

Que outros benefícios pode usufruir com este robot móvel?

Para além da sua simplicidade de utilização, o MIR estará sempre pronto a usar – podendo mesmo usá-lo através de smartphone, tablet ou computador – e pode ser equipado com uma variedade de módulos feitos para si.

Por outro lado, o MIR navega com o seu próprio mapa, evita obstáculos e altera as suas rotas rapidamente em caso de necessidade. Ele próprio se auto carrega, regressando ao dock que se encontra instalado na parede.

Em termos de software, o MIR permite três opções:

  1. Mail: leva um objecto do ponto A ao ponto B
  2. Taxi: vem ter consigo
  3. Bus: tem uma rota específica, parando em todos os pontos da linha

A sua boa distribuição de peso resulta numa óptima traccção a superfícies, uma vez que está equipado com suspensão boggie, um chassis modular e flexível.

Em termos de especificações, o MIR tem uma plataforma 600 x 800 mm (½ Euro pallet), aguenta uma carga de 100kg, reboca 300 kg, e pode trabalhar durante 12 a 15 horas ou 20 km a uma velocidade máxima de 5,4 Km/h.

Os robots MIR foram desenvolvidos para uso profissional na indústria, empresas de manufactura, logística e hospitais, para transporte interno e entregas automatizadas.

Os robots MIR são fáceis e simples de programar porque são usados em ambiente colaborativo, para que qualquer pessoa possa facilmente usar, mesmo que não tenha muitos conhecimentos sobre ele.

Abaixo poderá visualizar um video do MIR a trabalhar, juntamente com o robot colaborativo UR3, da Universal Robots.

Esta nova aposta da EPL nos robots do futuro, na senda da indústria 4.0. Robots móveis e colaborativos que vêm dar solução às aplicações do nosso mercado, onde as empresas estão cada vez mais empenhada na excelência da sua produção, dos seus produtos e dos seus serviços, tornando-se mais eficientes e competitivas, valorizando os seus colaboradores em tarefas mais importantes.

Para mais informações, navegue o nosso web site em www.epl-si.com e veja as nossas inúmeras soluções para o seu negócio. A nossa equipa está sempre pronta para o ajudar a encontrar a solução mais eficiente para o seu caso concreto, de forma personalizada. Não existem projectos iguais e, como tal, o seu projecto é tratado de forma individualizada para uma solução eficiente à sua medida.