By 2011-01-26Julho 24th, 2015IAI, Notícias

Com a nova opção Electronic Cam ou Came Electrónica, o controlador de movimentos XSEL recria movimentos das cames mecânicas em sistema robotizado de automação industrial.

Normalmente as cames são utilizadas quando uma determinada operação tem que ser feita juntamente com uma outra.

Exemplo de uma came mecânica:

Exemplo came mecânica

Se for utilizada uma came mecânica, e for necessário efectuar ajustes, isto obriga a redesenhar do zero todo o sistema, se for necessário alterar o curso ou o perfil de movimento. Estes processos além de consumirem muito tempo bloqueiam o processo produtivo. No entanto, há solução para este problema – utilizar uma came electrónica.

Características de uma Came Electronica num sistema robotizado

Tempo de ciclo mais curto

  • Uma vez que a relação entre as várias posições é definida numa tabela, os tempos de paragem de cada actuador eléctrico são minimizados e, consequentemente, o tempo de ciclo reduz significativamente

Exemplo tabela cam electrónica

Fácil ajuste quando é necessário ajustar um perfil de movimento

  • Ao contrário de uma came mecânica, não é necessário proceder a maquinação de novas peças quando for necessário alterar o perfil de movimento.
  • A única coisa a fazer é alterar a informação na tabela da came, assim poderá alterar posições e timmings
  • Uma vez que a relação entre as posições do actuador eléctrico master não se alteram devido à velocidade, as modificações podem ser ajustadas a uma velocidade baixa, o que facilita muitissimo qualquer ajuste

Controlo até 16 eixos eléctricos

  • Por cada placa de trem de impulsos do XSEL podem ser controlados até 8 eixos. Pode utilizar até 2 placas no seu controlador XSEL, ou seja, controlar até 16 eixos eléctricos via trem de impulsos.


Exemplo de sistema:

Exemplo Layout

Videos de exemplo:

Utilizando motores lineares e a função de came electrónica do controlador XSEL atingimos elevada velocidade com total sincronização de movimentos afim de evitar colisões minimizando o tempo de ciclo:

Utilizando a função came electrónica do controlador XSEL, os movimentos de 5 eixos electricos ROBO Cylinder são controlados com elevada precisão. Assim, enquanto os ROBO Cylinders do tipo slide se movimentam, introduzem um pino metálico de 0,5 mm pelo buraco da agulha e também no furo da peça montada no slide de outro actuador: