Skip to main content

Os motores lineares industriais LinMot são equipamentos para aplicações de movimento linear com elevadas prestações dinâmicas. Como são pensados com base nos cilindros pneumáticos, mas com liberdade de posicionamento e desempenho dinâmico significativamente mais elevado, são típicamente utilizados onde o cilindro pneumático não é suficiente.

 

Assim que a aplicação necessita mais do que duas posições, ou que as posições têm que ser alteradas por software, ou que a dinâmica ou vida útil do cilindro pneumático já não é suficiente, então os motores lineares LinMot podem ser utilizados. Também possibilitam o ajuste preciso da velocidade, força e aceleração, o que facilita a colocação em trabalho e aumento a estabilidade do processo.

É frequente existirem aplicações com cilindros pneumáticos que por diferentes razões obrigam a uma troca frequente dos mesmos. Estas trocas, além do custo inerente ao material substituido têm custos de paragem e mão-de-obra envolvida.

Na maioria das vezes o tempo de paragem para substituição é o que afecta mais o custo total das intervenções em manutenção.

Com o objectivo de reduzir a substituição de forma significativa, a EPL Mecatrónica disponibiliza suporte técnico para avaliar e identificar a melhor solução com base nos motores lineares de elevado desempenho da LinMot.

Em alguns dos casos, é possível a troca sem adaptação mecânica, visto disponibilizarmos soluções com as mesmas fixações.

Identificada a necessidade propomos conjuntos completos prontos a substituir o sistema pneumático existente:

Por vezes, dispondo de um equipamento com elevada flexibilidade realiza-se também uma actualização a nível da automação, por exemplo, com vista a permitir aquisição de posições, via software, para troca de modelo, eliminado tempos mortos para troca de jigs ou ajuste de sensores e batentes.

Por último, é realizada a implementação: