Skip to main content

Revolução nas soluções internas de transporte e logística

Revolução nas soluções internas de transporte e logística

O MiR100 é um robot móvel, simples e eficiente para soluções internas de transporte e logística que marca uma nova geração avançada de robots móveis do mercado.

Uma combinação de sucesso é o uso do braço robótico colaborativo da Universal Robot no robot móvel MiR100 ligados directamente ao sistema de software de gestão dos armazéns, através da cloud, permitindo uma diminuição crescente de falhas humanas.

Com câmaras e sensores internos, o robot móvel MiR100 pode ser usado de forma colaborativa com os seres humanos, possuindo rotinas de desvio de obstáculos e de paragem súbita, podendo interagir com mensagens de som e luz.

Com uma plataforma de 600 x 800 mm (1/2 Euro pallet), o MiR aguenta uma carga de 100 kg, reboca até 300 kg.

MiR100 Hook c/ carro de transporte

Pode trabalhar durante 12 a 15 horas ou 20 km até uma velocidade máxima de 5,4 km/h. A sua boa distribuição de peso resulta numa ótima tração a superfícies, uma vez que está equipado com suspensão boggie, um chassis modular e flexível.

Para além da sua simplicidade de utilização, o robot móvel MiR poderá ser controlado através de smartphones, tablets ou computadores e ser equipado com uma variedade de módulos personalizados directamente para si.

O robot móvel MiR navega com o seu próprio mapa, evita obstáculos e altera as suas rotas rapidamente em caso de necessidade. Ele próprio se auto carrega, regressando à estação de carga que se encontra instalada na parede.

Estes robots podem transportar internamente um objeto de um ponto A para um ponto B (opção “Mail”), permitindo apenas que a colaboração com humanos se dê no local de partida ou de chegada, como o robot móvel poderá vir ter apenas consigo a um determinado ponto (opção “Taxi”) ou efectuar uma rota específica, parando em todos os pontos da linha (opção “Bus”).

Combinação de robots colaborativos com robots móveis

Aliando ao robot móvel MiR100 um robot colaborativo da Universal Robots, as tarefas repetitivas de levantar objetos de um sítio e colocá-los noutro deixam de fazer sentido como tarefas de colaboradores de armazém, alocando-os, assim, até mesmo ergonomicamente, a outras tarefas que exigam menos esforço físico ou centralizando-os numa sala de controlo.

O Universal Robot por ser um robot colaborativo, não necessita de barreiras de proteção, podendo o seu uso dar-se junto a humanos, em total segurança e a um preço bastante aceitável.

Thomas Visti CEO da MiR

Thomas Visti, CEO da MiR, advoga que são inúmeros os benefícios para as empresas que adotem este tipo de tecnologia móvel. A combinação do MiR100 e do cobot da Universal Robot permite a possibilidade das equipas trabalharem em conjunto com robots e ao mesmo tempo um acréscimo da otimização da produção.

‘Ao invés de adquirir um braço robótico que é fixado numa posição, as fábricas podem agora integrar um MiR100 com um Universal Robot, que consegue mover-se ao longo do espaço de produção. Esta é, sem dúvida, uma grande opção para aplicações de Pick&Place.

‘Os robots móveis são sinónimos de aumento significativo de produtividade porque os colaboradores não necessitam mais de despender tempo do seu dia para transportar itens ao longo da fábrica. Ao invés, esses itens podem ser movidos por robots móveis, opção muito mais eficiente. Com uma combinação como esta, os colaboradores podem assim despender o seu tempo focando-se em tarefas de maior valor dentro das empresas.

‘Estamos a assistir que esta colaboração está a ser usada predominantemente nas indústrias, contudo, existe um potencial para que seja usado numa variedade de outros negócios no futuro. O negócio dos supermercados, por exemplo, poderia beneficiar imenso com este tipo de tecnologia para movimentar produtos ao longo de toda a loja e ajudar na colocação de stock nas prateleiras.

‘O MiR100 e os colaborativos suportam-se muito bem um ao outro, são fáceis de usar e configurar e usam as mesmas baterias. A flexibilidade, baixo custo e rápido retorno de investimento tornam este tipo de automação muito apelativa para as empresas’, afirma Visti.

A EPL representa os robots móveis MiR e os colaborativos Universal Robots no nosso mercado. Ligue-se ao futuro e à vanguarda da digitalização.