Soluções de visão DATALOGIC

By 2020-03-24Abril 6th, 2020Datalogic, Visão
Foto Sistema de Visão Datalogic
A VISÃO é um elemento essencial dos processos de automação.

Parceiro indiscutível para tarefas como calibração, localização, medição, deteção de defeitos, leitura de códigos ou associado a um robô, a visão assume-se como uma solução eficaz para diversos tipos de aplicações. 

A DATALOGIC apresenta produtos variados, facilmente ajustados a diferentes tipos de indústria e com a garantia de rapidez na criação de aplicações que vão ao encontro dos padrões de segurança e inspeção exigidos.  

Tomemos como exemplo a indústria automóvel e o processo de verificação de blocos de motorOs sensores de visão DataVS2 podem ser usados em qualquer fase do processo: numa fase inicial, procede à verificação do correto posicionamento e tamanho dos parafusos nas cavilhas, o que evita o re-trabalho numa peça com alto custo de produção. Numa fase final, inspeciona a presença/ posição dos componentes através da orientação, tamanho, cor para as diferentes configurações. É através destes sensores que se garante que só um produto devidamente fabricado chega ao cliente final. 

Esta inspeção assume ainda uma maior importância se considerarmos os componentes eletrónicos. As soluções de visão DATALOGIC podem ser usadas logo na verificação das matérias-primas, eliminando material de baixa qualidade. Pode contemplar aspectos como porosidade, manchas ou riscos que colocam em causa a qualidade do produto final. No final da linha de montagem, esta verificação pode focar-se em dimensões ou até se o material de plástico que envolve o componente eletrónico está em excesso ou em falta. 

Utilizando uma solução ultra-compacta como a câmara P1x-Series, assegura que, em processos como o embalamento, os produtos a serem embalados são consistentes em tamanho, cor ou posicionamento. Com a devida configuração, consegue fazer a verificação da altura das embalagens e deteção de caixas abertas. 

Em indústrias como a médica ou farmacêutica, a precisão das soluções de visão DATALOGIC é comprovada, servindo para inspecionar a quantidade de líquido num recipiente ou para verificar se a tampa ou o selo de segurança estão corretamente colocados.  

Foto Datalogic P-Series

Se todos estes argumentos forem insuficientes, a utilização de sistemas de visão permite uma maior automação e uma redução significativa de danos por manuseamento, além de que não está sujeita à subjetividade que o olho humano tem, como sombras, contraste, diferenças de coloração. 

A utilização de sensores de visão não só realiza todas as ações ligadas à inspeção e verificação, como também possibilita o registo de todos estes dados para que possa ter uma monitorização exata dos seus processos produtivos. 

Para além do valor que os sistemas de visão possuem enquanto equipamentos autónomos, adquirem ainda maior destaque quando aliados a um robô. O sistema de visão permite a identificação da posição e orientação de peças para que o robô lhes pegue corretamente. 

E para quem pensa que os sistemas de visão exigem programas complicados, a DATALOGIC criou o IMPACT Software Suite, um só software para todos os seus equipamentos de visão. Tem mais de 120 ferramentas de inspeção e 50 controles de interface de usuário, oferecendo a flexibilidade de criar programas de inspeção únicos e ajustados às suas necessidades.  

Para além disto não exige quaisquer conhecimentos de programação. Depois de aprenderem um programa, a aplicação pode ser usada para hardwares diferentes sem ser necessário modificação ou reprogramação.  

Com tudo isto, IMPACT Software Suite é um dos mais completos softwares de visão disponível no mercado. 

 

Do que é que está à espera para juntar a sua visão à nossa?

📞  Fale connosco: +351 256 028 909

🗒 Contactos