Sabe o que quer dizer “sala limpa”?

By 2020-04-21Junho 24th, 2020EPSON, Notícias

Quando falamos em salas limpas (clean rooms), referimo-nos a ambientes controlados para realização de testes ou para fabrico de produtos, nos quais qualquer contaminação por partículas presentes no ar pode interferir no resultado final. Assim, a sala limpa é um ambiente onde a existência destas partículas é minimizada.

O controlo ambiental de uma sala limpa (entenda-se ambiente, área, sala isolada) é definido por critérios como o fluxo de ar, a humidade, a temperatura, a pressão, a iluminação, o ruído, a vibração e contaminação microbiana ou por partículas.

O objectivo principal é a redução da introdução, geração e retenção de partículas nesses ambientes.

As salas limpas são classificadas de acordo com o número e tamanho das partículas permitidas por volume de ar. A classificação de salas limpas baseia-se na norma ISO 14644 e variam entre ISO Classe 1 e ISO Classe 9.  A diferença entre as várias classes está no número de partículas com diâmetros compreendidos entre 0,1mm e 5mm, contabilizadas por m3de ar.

As células robóticas e/ou os robôs utilizados neste ambiente devem respeitar critérios rigorosos para que não contribuam para qualquer tipo de contaminação, que começam logo no seu transporte e instalação.

As principais diferenças de hardware num robô próprio para sala limpa baseiam-se em coberturas seladas para reterem partículas, serem construídos com aço inoxidável e/ou terem circuitos de pressão negativa. Isto significa que todos os materiais propensos a gerar partículas do robô são substituídos ou revestidos para eliminar este risco.

É através da contagem das partículas geradas quando o robô está em movimento que se consegue a certificação “sala limpa”.