Benefícios do uso de robôs móveis

By 2020-06-23Julho 2nd, 2020MIR, Notícias
Robôs móveis MiR

Ultimamente os robôs móveis ganharam um maior destaque nas fábricas. Este fenómeno deve-se principalmente aos benefícios óbvios que trazem a qualquer operação, como a segurança dos operadores e a procura crescente por alta eficiência e rapidez dos processos. Os avanços na tecnologia permitiram o desenvolvimento de robôs móveis adequados a várias necessidades operacionais e a diferentes aplicações. Isto contribuiu para o aumento dos benefícios do uso de robôs móveis.

Principalmente quando falamos de armazéns e logística, os benefícios estão ligados à redução de erros e de acidentes frequentes associados a operadores.

O que se verifica é que a procura por robôs móveis está a aumentar. O surgimento da indústria 4.0 será uma razão crucial para o crescimento significativo da robótica colaborativa.

Se quisermos apresentar resumidamente os benefícios, estes são os mais evidentes:

1. Maior flexibilidade

A utilização de sensores e câmaras nos robôs oferecem a agilidade e flexibilidade exigida em várias funções. Já não necessita de ter o seu robô móvel associado a caminhos predeterminados. Isto deve-se à capacidade de criar os seus próprios caminhos dinâmicos e eficientes de um ponto específico para o destino, contornando obstáculos. Mas este não é o único motivo que nos leva a falar de flexibilidade. Essa flexibilidade também pode ser obtida em termos de mudança de uma tarefa para outra rápida e facilmente, já que não precisam de muito tempo nem esforço para reprogramar.

2. Aumento da segurança

De novo, a questão dos sensores e das câmaras, que garantem que os robôs móveis têm o máximo de segurança nas suas operações. São capazes de interpretar o ambiente, entender diferentes cenários e encontrar o caminho, evitando obstáculos. Por outro lado, a utilização de robôs móveis na realização de tarefas repetitivas elimina a possibilidade de erro humano devido a fadiga.  Além disso, a sua utilização também melhora a segurança da fábrica em geral, o que não acontece com a utilização dos empilhadores tradicionais.

3. Melhor escalabilidade

Com a facilidade de programação e reprogramação dos robôs móveis, pode facilmente introduzir novos produtos para serem transportados, novas rotas e até o aumento dos percursos. Esta escalabilidade permite que haja um menor custo de investimento inicial. Adicionalmente, também permite a aquisição faseada de novos robôs móveis para satisfazer necessidades crescentes, pois, analisando o impacto dos robôs móveis nas operações, os fabricantes estão em melhor posição para decidirem novas aquisições.

4. Facilidade de alternar entre instalações

Sabe-se que muitos fabricantes não optam pela automação, pois anteveem problemas caso seja necessário mover os robôs para outras instalações. Isso não acontece com os robôs móveis, porque são fáceis de mover e não exigem muito esforço para mudar de um lugar para outro. Eles podem ser movidos para outro local com relativa facilidade em comparação com outros sistemas.

Depois destes benefícios de peso, falta só dizer que a implementação destes robôs é um processo rápido e fácil, pelo que podem ser usados até em processos temporários e como primeiro passo no caminho da automação.

Artigos recomendados: Robótica Colaborativa | MiR1000 – Robot móvel colaborativo para transporte de carga até 1.000 Kg | Soluções modulares de paletização

Gostaria de saber mais sobre os benefícios do uso de robôs móveis?
Contacte-nos aqui!