Como automatizar os seus processos produtivos

By 2020-06-02Maio 5th, 2021Automação, Soluções
Video da EMPACK 2019

A automatização dos processos produtivos é ainda vista por muitos como uma tarefa demorada, que implica grandes alterações e, sobretudo, que exige um grande investimento.

Pode começar por documentar todos os passos necessários para a realização do seu projeto de automação, incluindo tipo de peça, riscos e o standard para verificar se a peça está conforme esperado no final do processo. 

Todos os detalhes são importantes.

Note que a automação vai sempre implicar alguma alteração ao processo original e o ideal será sempre começar por automatizar uma parte do processo em vez do processo completo. Ao começar com um processo, consegue conhecer o robô e rapidamente decidir os procedimentos que se seguem na automação. Os próprios operadores terão hipótese de propor novas tarefas para o robô ou indicar quais os processos que poderiam beneficiar de automação.

Um passo que nunca pode ser esquecido ou menosprezado é a identificação dos desafios e riscos associados à automação. Contemplando estes desafios será mais fácil introduzir medidas para ultrapassá-los e encontrar soluções. 

Cada processo terá diferentes desafios: tamanho das peças, defeitos a considerar, percurso do robô… É importante definir exactamente os parâmetros porque o robô só executará o que lhe for “dito”, isto é, a programação de um robô para uma determinada tarefa é da responsabilidade do programador de acordo com a informação disponível. Daí também ser muito importante incluir os operadores nestas tarefas. Serão eles, melhor do que ninguém, a saber exactamente o que e como tem de ser programado.

Depois segue-se talvez a fase mais longa: simular, simular, simular e ajustar até o seu robô estar pronto a trabalhar.

Não demorará muito tempo a identificar outras tarefas que podem beneficiar de automação e a reconhecer o impulso que os robôs podem dar aos seus processos produtivos.

Vantagens da automação

  • Aumento da produtividade
  • Redução de custos associados à mão de obra
  • Melhorias no produto
  • Aumento da competitividade
  • Rápido retorno de investimento

Artigos recomendados: Robótica Colaborativa | UR Série e: robótica colaborativa ao alcance de todos | Pally: o software mais fácil e rápido para paletização com Universal Robots

A nossa equipa está disponível para acompanhar todo o processo e esclarecer qualquer questão.
Contacte-nos através do nosso formulário!