Como automatizar os seus processos produtivos

By 2020-06-02Junho 24th, 2020Automação, Soluções

A automatização dos processos produtivos é ainda vista por muitos como uma tarefa demorada, que implica grandes alterações e, sobretudo, que exige um grande investimento.

O ideal seria escolher um processo relativamente simples para um primeiro projeto de automação, por exemplo, uma actividade de paletização, um movimento de cargas simples ou qualquer actividade de pick and place.

Escolhida a tarefa, pode começar por documentar todos os passos necessários para a realização da mesma, incluindo tipo de peça, riscos e o standard para verificar se a peça está conforme esperado no final do processo. 

Todos os detalhes são importantes.

Note que a automação vai sempre implicar alguma alteração ao processo original e o ideal será sempre começar por automatizar uma parte do processo em vez do processo completo. Ao começar com um processo, consegue conhecer o robô e rapidamente decidir os procedimentos que se seguem na automação. Os próprios operadores terão hipótese de propor novas tarefas para o robô ou indicar quais os processos que poderiam beneficiar de automação.

Um passo que nunca pode ser esquecido ou menosprezado é a identificação dos desafios e riscos associados à automação. Contemplando estes desafios será mais fácil introduzir medidas para ultrapassá-los e encontrar soluções. 

Cada processo terá diferentes desafios: tamanho das peças, defeitos a considerar, percurso do robô… É importante definir exactamente os parâmetros porque o robô só executará o que lhe for “dito”, isto é, a programação de um robô para uma determinada tarefa é da responsabilidade do programador de acordo com informação disponível. Daí também ser muito importante incluir os operadores nestas tarefas. Serão eles, melhor do que ninguém, a saber exactamente o que e como tem de ser programado.

Depois segue-se talvez a fase mais longa: simular, simular, simular e ajustar até o seu robô estar pronto a trabalhar.

Não demorará muito tempo a identificar outras tarefas que podem beneficiar de automação e a reconhecer o impulso que os robôs podem dar aos seus processos produtivos.

Artigos recomendados: Robótica Colaborativa | UR Série e: robótica colaborativa ao alcance de todos | Pally: o software mais fácil e rápido para paletização com Universal Robots

A nossa equipa está disponível para acompanhar todo o processo e esclarecer qualquer questão.
Contacte-nos através do nosso formulário!