Skip to main content

Manutenção preventiva: o que é e para que serve

Manutenção Preventiva - Robótica

Se há uma lição a retirar deste 1º semestre de 2020 é esperar o inesperado!

Perante tantas situações que desafiaram os nossos projectos e planos, é sempre bom encontrar algo que podemos controlar.

Mesmo que uma falha ou avaria num robô não signifiquem a paragem completa da produção, têm sempre como consequências a redução da produtividade e o aumento dos custos operacionais. A isto junta-se a vontade de conservar o seu robô nas melhores condições possíveis e proteger o seu investimento.

É neste contexto que surge a MANUTENÇÃO PREVENTIVA, isto é, a adopção de estratégias para evitar o aparecimento de falhas nos seus equipamentos.

A manutenção preventiva tem como objectivo antecipar possíveis problemas, tomando as medidas necessárias para que estes não aconteçam.

Pense num carro. Sabe que para circular nas melhores condições possíveis, há revisões que têm de ser feitas, seja após um determinado tempo, seja após um determinado número de quilómetros, neste caso. As revisões não impedem as avarias, mas tem a certeza de que, pelo menos de alguns componentes, não espera “surpresas”. E assegura-se que as peças de maior desgaste são substituídas na altura certa.

A manutenção preventiva tem como grande vantagem o poder controlar quando é feita, ou seja, pode ser marcada para aquela altura do dia, mês ou ano, na qual a produção pode parar ou abrandar para que a manutenção seja feita sem grande impacto no processo produtivo. Ao mesmo tempo, e retomando o exemplo do carro, a substituição das peças de desgaste pode feita na altura indicada. Também pode aproveitar para confirmar que tem em stock as peças que necessita para fazer a substituição quando necessário.

Aproveite a presença do nosso técnico para saber o que há de novo ou o que pode ser feito para aumentar a rentabilidade do seu investimento.

A nossa equipa técnica está preparada para responder a todas as suas questões e fazer o melhor aconselhamento para o seu caso.