Aumento da produtividade

A robótica colaborativa demonstra ser uma grande vantagem, pois os seus robôs podem operar lado a lado com um humano, sem necessidade de grades e com grande segurança. Assim, a robótica colaborativa não pretende substituir o trabalho humano, mas sim, ser a forma mais eficaz de aumentar a produtividade dos seus processos, libertando os operadores de tarefas sem valor acrescentado, repetitivas e até perigosas.

Estima-se que um investimento em robótica colaborativa tenha retorno em menos de um ano!

Saber mais

Aplicações

A precisão e consistência que precisa para a sua aplicação

Se a precisão e consistência são as chaves para o sucesso do seu projeto, então, um robô pode ser a resposta. Aumente a qualidade e a consistência dos seus produtos, reduzindo o risco de aperto excessivo e tendo sempre a tensão correta, independentemente do projeto. Um robô seguirá, de forma consistente e repetida, processos exatos e fluxos de trabalho predefinidos com o mínimo de desvio.

É necessário ter habilidades sobre-humanas para repetir o mesmo movimento por várias horas e exatamente com a mesma precisão e velocidade. É por isso que a repetitividade de +/-0,1 mm dos braços de robôs da UR é perfeita para a automação do manuseio de rápida precisão.

Aumente a eficiência nas tarefas de atendimento de máquinas

Um robô colaborativo pode ser usado no atendimento de máquinas como CNC, moldes por injeção, curvadores, prensas de estampagem e outras, para que os seus colaboradores se possam dedicar a tarefas de maior valor.

Melhore a velocidade e a qualidade dos processos enquanto reduz o risco de lesões associadas ao trabalho com máquinas pesadas.

Se durante o atendimento da máquina o robô entrar em contacto com uma pessoa, a tecnologia patenteada da UR limita a força do contacto. Os robôs também podem ser programados para operar em modo reduzido sempre que uma pessoa entra na sua área de trabalho e retomar a velocidade máxima quando a pessoa sai.

Precisão e a consistência para o sucesso dos seus projetos!

São precisas capacidades sobre-humanas para repetir o mesmo movimento durante várias horas com a mesma precisão. A automatização da inspeção de qualidade permite-lhe aumentar a consistência da medição e manter níveis elevados de qualidade do produto. A repetibilidade até +/- 0,03 mm (30 microns) do braço robô UR é perfeita para automatizar a manipulação rápida e precisa nas aplicações de qualidade e testes.

Um braço robótico equipado com uma câmara de visão certificada UR+ oferece uma integração fácil plug-and-play para testes não destrutivos e medições 3D, garantindo ainda mais a qualidade dos seus produtos. O robô pode identificar e assinalar objetivamente peças defeituosas ou não conformes antes de serem embaladas e expedidas.

Reduza o desperdícios e detritos nas suas tarefas de dispensação

Um robô colaborativo pode acrescentar flexibilidade, eficiência e liberdade às suas tarefas de colagem, selagem, pintura e outras tarefas de dispensação. Os robôs e-Series dispõem de um sensor de força/binário incorporado para um fluxo consistente e uma aplicação precisa de modo a reduzir desperdícios e detritos.

É fácil movimentar os nossos robôs flexíveis e ligeiros para os postos que precisam de apoio à aplicação.

Melhore a segurança e eficiência dos seus processos logísticos

Ultimamente os robôs móveis ganharam um maior destaque nas fábricas. Este fenómeno deve-se principalmente aos benefícios óbvios que trazem a qualquer operação, como a segurança dos operadores e a procura crescente por alta eficiência e rapidez dos processos. Os avanços na tecnologia permitiram o desenvolvimento de robôs móveis adequados a várias necessidades operacionais e a diferentes aplicações.

Isto contribuiu para o aumento dos benefícios do uso de robôs móveis. Principalmente quando falamos de armazéns e logística, os benefícios estão ligados à redução de erros e de acidentes frequentes associados a operadores.

Remoção de material mais precisa e com redução de desperdícios

Os robôs e-Series oferecem deteção de força/binário integrada permitindo uma colocação consistente e precisa da pinça para reduzir desperdícios e otimizar o seu processo.

É fácil movimentar os nossos robôs flexíveis e ligeiros para os postos que precisam de apoio à aplicação. Uma vez terminada a tarefa, pode reinstalar o robô noutras zonas da sua produção.

Deixe para o robô as tarefas repetitivas

Liberte os operadores de tarefas repetitivas e da elevação de cargas mais pesadas automatizando a manipulação de materiais com braços robóticos colaborativos ligeiros. A automatização ajuda a combater os custos crescentes do embalamento de novos produtos e do reduzido ciclo de vida dos produtos, e permite-lhe enfrentar mais facilmente os picos sazonais apesar da falta de mão de obra.

Os cobots com pinças inovadoras, visão artificial e sistemas de machine learning, podem manusear uma vasta gama de objetos mesmo em ambientes não estruturados como contentores ou sacos.

Reduza o tempo de montagem e aumente a produção

Crie processos de montagem repetíveis e precisos, tais como aparafusar, fixar porcas, ajustar e introduzir peças, enquanto reduz o risco de lesões no local de trabalho. Dotados de mecanismos de adaptação adequados, os braços robóticos colaborativos UR podem lidar com a montagem de plásticos, madeira, metal e outros materiais.

Se durante o processo o robô entrar em contacto com uma pessoa, a nossa tecnologia patenteada limita a força do contacto. Os robôs UR também podem ser programados para operar em modo reduzido sempre que uma pessoa entra na sua área de trabalho e retomar a velocidade máxima quando esta sai.

Garanta um polimento homogéneos com o sensor de força dos robôs UR

Garanta um polimento e brilho homogéneos usando um cobot Universal Robots com um modo de força incorporado – mesmo em superfícies curvas e irregulares. As tarefas de lixagem e polimento requerem um toque específico, e muitas vezes, delicado, por isso o controlo de força oferece uma solução flexível que ajusta automaticamente a posição para alcançar a força desejada.

A segurança, uma das características principais dos robôs colaborativos, é assegurada pelo tempo de paragem customizável e definição dos limites de paragem, o que torna estes cobots os parceiros ideais de qualquer operador.

Reduza o desperdício e aumente a precisão

Um robô colaborativo pode acrescentar flexibilidade, eficiência e liberdade aos seus processos de soldadura. É fácil movimentar os nossos robôs flexíveis e ligeiros para os postos que precisam de apoio à aplicação.

A segurança, uma das características principais dos robôs colaborativos, é assegurada pelo tempo de paragem customizável e definição dos limites de paragem, o que torna estes cobôs nos parceiros ideais de qualquer operador.

A sua aplicação

Caso a solução que está à procura não se encaixe nas aplicações alistadas, a EPL oferece soluções de robótica personalizadas às suas necessidades e circunstâncias.

Fale connosco para saber como o podemos ajudar a implementar o seu projeto de automação!