
Novos módulos Lineares Linmot
Vencer a corrida contra o tempo não é ambição apenas de atletas de resistência. Engenheiros mecânicos, projectistas e especialistas em instalações também enfrentam esse desafio. Aqui, porém, o objetivo é alcançar tempos de ciclo o mais curtos possíveis para movimentos lineares. Como tornar os processos de etiquetagem para embalagens de diferentes tamanhos o mais rápidos e constantes? E acima de tudo, como conseguir isso em aplicações verticais onde o peso do eixo e a carga anexada influenciam constantemente o processo?
A LinMot respondeu a essas perguntas há mais de 20 anos com a revolucionária “mola magnética” MagSpring®. Instalado paralelamente ao motor linear, o MagSpring atua como um contrapeso inteligente ao peso do eixo. O MagSpring não só fornece alívio constante da carga, economizando energia durante a operação, mas também pode garantir que a posição do motor linear não mude por si, só em caso de falha, ou que o motor se mova automaticamente para uma posição de estacionamento quando for desligado.
É lógico que o comprovado MagSpring tenha encontrado o seu caminho nos novos módulos lineares DM03. Como variante significativamente reforçada, contribuí para a utilização em aplicações verticais exigentes.
SLIM apesar da variedade
Os novos módulos lineares DM03 estão repletos de tecnologia e recursos, mas permanecem incrivelmente finos. Esta solução de acionamento combina o MagSpring com uma guia linear e um potente motor linear do tipo PS01-23, PS01-37 ou PS01-48. Um sensor de força e um sensor de posição absoluta de alta precisão (BiSS) também podem ser integrados como opções. Se acha que os drives não podem ser construídos de forma compacta em série, pense novamente. Graças ao design fino e aos conetores do motor montados na parte traseira, a largura total do maior módulo linear DM03 (DM03-48) é de apenas 50 mm.
Movimento de elevação em tempo recorde
Graças a uma jogada inteligente dos engenheiros da LinMot para colocar a MagSpring dentro do módulo linear DM03, o utilizador beneficia de uma nova mola magnética, que é significativamente mais forte que as suas antecessoras. O MagSpring, que atua como contrapeso passivo do peso, agora gera uma força de retenção três vezes maior. Como resultado, o consumo de energia do acionamento elétrico pode ser reduzido e a aceleração do eixo aumentada significativamente. Essa vantagem foi demonstrada numa aplicação de rotulagem. O eixo vertical aqui utilizado movimenta uma massa de 0,5 kg e, graças ao seu curso de quase 700 mm, podendo aplicar a etiqueta em diversos tamanhos de embalagens e até mesmo em envelopes. Todo o curso é concluído em um tempo recorde de 300 ms.
Módulo linear DM03 vs. cilindro pneumático
É fácil comparar as duas tecnologias, pois o DM03 é frequentemente utilizado para movimentos ponto a ponto com duas posições finais. Mas e quanto ao consumo de energia?
Aqui o DM03 ganha. Isto deve-se à alta eficiência dos sistemas elétricos e à eficiência comparativamente baixa dos acionamentos pneumáticos. Os compressores só conseguem converter uma pequena proporção da energia que consomem em energia útil – a proporção maior é perdida na forma de calor. Uma análise mais detalhada do processo revela outra vantagem dos módulos lineares. É somente durante a fase de aceleração que o módulo realiza algum consumo. Quando o motor está parado, o MagSpring suporta a força, e quando o motor se move em velocidade constante, não consome energia, exceto para compensar o atrito. A energia cinética gerada durante a travagem é convertida em energia elétrica no motor (efeito gerador) e armazenada nos condensadores do barramento CC do servoconversor, onde pode ser utilizada no próximo ciclo.
Se fizermos uma comparação entre os dois tipos de acionamento, percebemos um potencial de economia muito maior a favor dos módulos lineares elétricos. Se analisarmos o exemplo de aplicação de etiquetagem referido, e assumirmos um tempo de ciclo de um segundo com uma massa de carga de 0,5 kg, a economia de custos de energia do DM03-37 em comparação com um cilindro pneumático comparável equivale a impressionantes 5.500 euros por ano.
A NTI AG é um fabricante global de motores lineares Linmot® de alta qualidade e sistemas de motores lineares e molas magnéticas MagSpring®, portanto, concentra-se no desenvolvimento, produção e distribuição de acionamentos lineares diretos para aplicação em ambientes industriais.
Fundada em 1993 como uma unidade de negócios independente do Grupo Sulzer, a Linmot opera desde 2000 como uma empresa independente.
Está sediada em Spreitenbach, perto de Zurique, na Suíça e é representada em Portugal pela EPL.